Prefeitura participa de Mutirão de Saúde para associados do Abraço a Microcefalia

BBC-Bebe-com-microcefalia.jpg

Foto: BBC

Fonte: Jornal Tribuna

Na Semana Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, cujo Dia Nacional é comemorado nesta quinta-feira (21), a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) participa do Mutirão de Saúde para associados Abraço a Microcefalia, através da Diretoria de Atenção Especializada/Gerência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (GEAFI) e em parceria com a Associação Abraço e o Instituto Sabin. A ação acontece nesta sexta-feira (22), das 8 às 12h, na Sede da Abraço, em Mussurunga.

Na iniciativa, serão ofertadas uma gama de serviços de saúde e assistenciais. Pela rede municipal, as equipes responsáveis realizam recadastramento para a distribuição de fraldas, além de vacinação contra influenza e Covid-19. Além disso, visando manter os presentes atualizados e informados a respeito dos cuidados com a saúde, serão promovidas palestras com farmacêutico, médico clínico, nutricionistas e equipe da saúde bucal para orientação nutricional, demonstração de escovação e instrução quanto aos medicamentos das crianças e distribuição de kits de higiene. A meta é que 60 crianças sejam beneficiadas.

A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, fomenta a importância da parceria intersetorial para o fortalecimento da rede de apoio às crianças com microcefalia de Salvador. “Estamos na Semana da Luta da Pessoa com Deficiência e esta parceria com a Associação Abraço fortalece apoio às famílias de crianças com microcefalia, com cuidados de saúde e bem-estar, ampliando discussões que assegurem os seus direitos garantidos pelos Estatuto da Pessoa com Deficiência. Que sigamos unidos, fortalecendo os cuidados integrais e dignidade às nossas crianças”, declarou a gestora.
 
Além dos serviços da rede, o Instituto Sabin fornecerá atendimento para aferição arterial e bioimpedância. Na oportunidade, a Associação Abraço também fará doação de fraldas para os associados e lançará o Projeto Multa Mora – conscientização aos motoristas que estacionam irregularmente em vagas para idosos ou pessoas com deficiência, com distribuição de material educativo às famílias beneficiárias da Abraço a Microcefalia. Os impressos estarão sendo repassados aos interessados em difundir a inclusão e apoiar a campanha. As famílias presentes poderão usufruir de um momento de cuidados, informação e diversão com a apresentação do grupo de dança formado pelas mães.
 
Para ter acesso aos serviços os responsáveis devem comparecer ao local munido de RG, relatório médico (que já possuem), cartão de vacina, número do processo de recadastramento (para fraldas).

scroll to top