Projeto de criação de jogos abre inscrição gratuita em Camaçari

Imagem-do-WhatsApp-de-2023-10-20-as-11.42.42_4af01e6b.jpg

Foto: Divulgação

De graça em Camaçari! Projeto Criar Jogos Labs está de portas abertas para receber alunos com fome de conhecimento no universo da programação e dos jogos eletrônicos. Inscrições só até 31 de outubro!

Com o objetivo de promover formação gratuita e gerar oportunidades no mercado de trabalho ligado ao universo dos jogos eletrônicos, o projeto Criar Jogos Labs está com inscrições abertas para turmas no polo presencial de Camaçari até dia 31 de outubro. O projeto de circulação nacional é a porta de entrada para a linguagem de programação de games. As aulas passam por várias áreas de competência técnica, como roteiro, narrativa e edição de som e de imagem. O curso também pode ser à distância, online para todo o Brasil. As inscrições acontecem através do site www.criarjogos.com.br e mais informações podem ser acompanhadas no instagram @criar.jogos.

Idealizado pela Burburinho Cultural, produtora com ênfase em transformação e inclusão social, o projeto acontece na Bahia em dois polos: no CIAT (R. Costa Pinto, 999 – Centro) e no IFBA Campus Camaçari (Avenida Jorge Amado, s/nº, Jardim Limoeiro). Além disso, há polos em funcionamento em Mangaratiba (RJ), São Bernardo do Campo (SP), Guaratinguetá (SP), Curitiba (PR), Paracatu (MG) e Itaboraí (RJ).

O Brasil é um dos maiores consumidores de jogos eletrônicos do mundo, destacando-se como um dos setores que mais cresce em diversas áreas. Hoje a gamificação não é só atividade recreativa, mas está presente no audiovisual, na área de Recursos Humanos, atendimento ao cliente, entre outros.

Através desta iniciativa, a Burburinho fomenta a profissionalização de jovens para as mais diferentes esferas tecnológicas. ”Existe pouca gente formada para o mercado de trabalho em tecnologia, o nosso país é muito carente de oportunidades gratuitas nesse universo. O ‘Criar Jogos Labs’ permite que os alunos conheçam o outro lado do entretenimento, que é o da produção e criação”, ressalta o diretor de projetos da Burburinho, Fabricio Ligiero.

Ao todo, são cinco turmas, com 20 alunos em cada sala. As aulas também são gamificadas e incluem quizes, desafios e atividades organizadas por módulos, com avaliação ao final. Entre os objetivos do projeto estão difundir o campo de criação dos jogos eletrônicos entre os jovens, gerar conexão entre eles e impulsionar o mercado. ”O ‘Criar Jogos’ segue abrindo fronteiras pelo Brasil, agora com oito polos de ensino presencial, além da oferta do EAD. Tudo gratuito, sem cobrança de nenhuma taxa ou material. Provavelmente, já somos o projeto de ensino na área de criação de games e letramento digital com o maior impacto em larga escala no país. No geral, os cursos que existem são pagos e com pouco acesso à população”, comenta o idealizador e diretor de projetos, Thiago Ramires, da Burburinho Cultural.

O Criar Jogos LABS é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, BASF, Kinross, Grupo Boticário, BRQ, Sicredi, DataPrev, parceria da Visão Coop, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA – Campus Camaçari) e da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Camaçari e realização da Burburinho Cultural e Ministério da Cultura, Brasil União e Reconstrução, Governo Federal.

Os interessados podem se inscrever através do site: www.criarjogos.com.br

Para mais informações, acesse o Instagram oficial do projeto: @criar.jogos

Mesa de Abertura discutiu Letramento Digital, Políticas públicas, Mercado e Universidade

O Criar Jogos Labs abriu sua programação em Camaçari no dia 22 de setembro, com uma mesa de debates no Auditório do IFBA Camaçari, que reuniu diversas autoridades da região. Com o tema: “Um novo olhar sobre o desenvolvimento de games: políticas públicas, mercado e universidade”, Priscila Seixas, CEO da Burburinho Cultural, conduziu o debate.

Estiveram presentes Jorge Curvello, Secretário de Esportes, Lazer e Juventude; Rafael Santos, coordenador na Secretaria de Esporte e Juventude; Luciel Machado Neto, Subsecretário de Cultura, Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Camaçari; Fernando Santos, Diretor de Economia Criativa — Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Lanuza Lima, professora do Instituto Federal da Bahia.

Na ocasião, Priscila Seixas destacou que os jogos são ferramentas educacionais e que através da ludicidade o processo de aprendizagem é facilitado. Além disso, a produtora destacou a relevância de manter a integração entre cultura, educação e políticas públicas.

scroll to top