Sedap inicia recadastramento de agricultores nesta quarta (25)

Sedap_Cobertura-inicio-de-cadastramento-para-entrega-de-sementes_Adeilson_25.01-9.jpeg

Foto: Sedap

Com proposta de fomentar o trabalho agrícola do município, com a distribuição de sementes, de adubo orgânico e de repositor mineral para agricultores locais, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), deu início, nesta quarta-feira (25/1), ao recadastramento dos trabalhadores. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na sala 11 da Casa do Trabalho, localizada à rua Vera Lúcia Pestana Fróis, s/n, Centro. A iniciativa, que encerra em 24 de fevereiro, prevê atualização de cadastro no Programa Integrado de Distribuição de Equipamentos e Suprimentos (Pides).

Para o técnico da Sedap, Diego Neves, o objetivo do Pides é incentivar a produção rural do município, com foco nos meses próximos aos festejos juninos. “A gente tem os nossos programas de compra de alimentos, então precisamos que eles continuem produzindo durante o ano inteiro. Essa doação de sementes e insumos é específica para o mês de junho, quando eles plantam culturas como a do milho, do amendoim e do feijão. Isso fortalece a renda do nosso produtor e faz circular recursos dentro do município, promovendo o desenvolvimento dessas comunidades”, explicou.

As agricultoras de Pinhão Manso, comunidade rural de Camaçari, chegaram cedo à sede do órgão para fazer o recadastramento. Marinalva Euzébio de Souza destacou a importância da política pública para ela: “É muito importante para o agricultor ter nossas sementes, nossos adubos, porque isso ajuda muito na nossa plantação”, reconheceu. Já dona Ivonice dos Santos destacou a economia no bolso que eles conseguem fazer. “Nós não vamos comprar semente, e com esse produto a gente já economiza bastante”, reconheceu.

Para se recadastrar, é necessário apresentar os seguintes documentos: original e cópia do RG e CPF do produtor(a) e do cônjuge, se casado(a); comprovante de endereço atualizado (original e cópia); Cadastro Nacional de Agricultura (CAF) ou Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf) válida e assinada pelo órgão emissor.

scroll to top