Sesau implanta atendimento com médicos especialistas nas unidades de saúde da família

Sesau_implanta-atendimento-com-medicos-especialistas-na-USF-3.jpeg

Foto: Sesau

A Secretaria da Saúde (Sesau) ofertará, a partir desta quarta-feira (25/1), consultas com médicos especialistas nas unidades de saúde da família, da sede e costa do município. O atendimento que ocorre através de teleconsultas, será possível, por meio da adesão ao projeto TeleNordeste, uma iniciativa do Ministério da Saúde com o Hospital Sírio Libanês, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Dessa forma, a Sesau amplia o acesso da população a consultas, com médicos do Sírio Libanês, de diversas especialidades como neurologia, pneumologia, cardiologia, reumatologia, endocrinologia, urologia, pediatria, psiquiatria, entre outras.

Para ter acesso às consultas, que acontecerão por vídeoconferêcia no consultório médico da própria unidade, o paciente precisa passar primeiro pela avaliação do médico da família como é feito atualmente. Após avaliar o paciente, e constatar a necessidade de uma consulta com especialista, o proficional encaminha o mesmo para marcação na própria unidade. “Aí no dia da teleconsulta com o especialista, estarão presentes o paciente, o médico da família e o especialista do Sírio Libanês. Dessa forma o cuidado com o paciente é feito de forma integral”, explicou Elias Natan, secretário da Saúde.

Elias Natan ressalta que, “através da teleconsulta com os especialistas nas unidades de saúde estamos ampliando e facilitando o acesso da nossa população a um serviço de saúde mais humanizado e especializado. Assim daremos maior agilidade e segurança no diagnóstico dos pacientes e nos seus tratamentos e ofereceremos um suporte maior aos nossos médicos da família”.

O projeto foi apresentado, na manhã desta quarta-feira, no auditório da Secretaria de Governo (Segov), para médicos, enfermeiros e técnicos da Atenção Primária à Saúde.

O TeleNordeste tem por objetivo fornecer apoio às equipes de estratégia de Saúde da Família aproximando-as aos médicos especialistas do Hospital Sírio Libanês, promovendo, através da telemedicina, um maior cuidado para os pacientes. “Imagine que, com esse projeto, nossa população, especialmente a mais carente, terá acesso a consultas com especialistas de um dos mais importantes hospitais do mundo, o Sírio Libanês. É um grande avanço”, destaca Luiz Duplat, subsecretário da Saúde de Camaçari.

scroll to top