Sehab se reúne com representantes do IBGE

Sehab_Reuniao-com-o-IBGE_Kaique-Cruz_11.10-3-scaled.jpg

Foto: Sehab

Em um esforço conjunto para aprimorar a qualidade dos dados coletados no Censo Demográfico do Brasil de 2022, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Habitação (Sehab), esteve reunida com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), oportunidade em que dialogaram sobre os aglomerados subnormais – conhecidos popularmente como favelas ou comunidades – do município de Camaçari.

A gestora da pasta, Vívian Angelim, falou sobre a importância do tema da reunião. “A identificação dos aglomerados subnormais não é apenas uma obrigação legal, mas uma oportunidade para o município melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos”, ponderou.

O instituto define como aglomerados subnormais as formas de ocupação irregular de terrenos de propriedade alheia (públicos ou privados) para fins de habitação em áreas urbanas e, em geral, caracterizados por um padrão urbanístico irregular, carência de serviços públicos essenciais e localização em áreas restritas à ocupação.

Na ocasião, Hamilton Gonçalves, coordenador do IBGE em Camaçari, disse que, “o objetivo da reunião foi apresentar à prefeitura o conceito de aglomerados subnormais e fazer a atualização dentro da malha territorial do IBGE”.

Realizada na quarta-feira (11/10), na sede da Sehab, ainda participaram do encontro representando a pasta, a coordenadora de Regularização Fundiária, Viviane Santos, os arquitetos e urbanistas Jaine Pinto, Lair Mendes e Moacir da Silva; o engenheiro ambiental, Ednaldo Araújo; além das advogadas Danrley Rocha e Athaniara Passos. Do IBGE de Camaçari, ainda esteve presente o agente de pesquisa, Allef Magalhães.

scroll to top