Sesau acolhe 22 novos médicos que atuarão nas USF do município

Sesau-Cobertura-acolhimento.jpeg

Foto: Sesau

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), iniciou o acolhimento de 22 novos médicos que atuarão nas Unidades de Saúde da Família (USF) nesta terça-feira (3/10). Os profissionais foram selecionados através do Programa Mais Médicos do Governo Federal. Até o mês de novembro outros 24 serão recebidos, totalizando 46 profissionais. O custeio da bolsa, alimentação e auxílio moradia será feito pela pasta, através do Fundo Municipal de Saúde.

O secretário da Saúde, Elias Natan, deu as boas-vindas aos novos servidores. “Que vocês sejam bem recebidos por nossa população assim como eu fui e sou até hoje. Camaçari é uma cidade acolhedora e tem uma população que abriga quem aqui chega com vontade de contribuir com esta terra. Tenho certeza que, se vocês abraçarem as comunidades onde irão atuar, vocês também serão abraçados pela população”.

Coube ao subsecretário Luiz Duplat apresentar aos novos médicos o fluxograma da Sesau e um resumo demográfico do município. “Hoje é apenas o início desse acolhimento. O mesmo ainda acontecerá nas unidades de saúde onde cada um irá atuar. Tenho certeza que todos serão bem recebidos. Minha orientação a todos é que vistam a camisa da saúde preventiva cuidando de nossa população com amor e respeito”.

Durante o acolhimento também foi apresentado aos profissionais o trabalho de cada diretoria e coordenação da Sesau. “Saber quem é cada diretor e coordenador e a qual diretoria e coordenação responde é importante para compreender como funciona o nosso sistema de saúde, para saber como proceder nos encaminhamentos diários”, explicou Duplat ao informar que o acolhimento dos novos médicos segue até quarta (4/).

Atualmente a cobertura de Saúde da Família em Camaçari é de 76% da população. Em 2016, essa cobertura era de apenas 50%. “Avançamos em 26% ao longo dos últimos sete anos. Para tanto, investimos muito na contratação de médicos, na melhoria das estruturas físicas das unidades, entre outras ações. E ainda faremos mais. Pois, sabemos que é na saúde da família que acontece o trabalho de saúde preventiva de forma mais próxima à população”, destacou Elias Natan.

scroll to top